FÍSICA DO ZERO PARA DETONAR NO ENEM 2019

Por onde começar a estudar Física para o ENEM?

Quando o assunto é Ciências da Natureza, Física é uma das disciplinas que mais assustam os candidatos ao ENEM. Por onde começar a estudar? O que mais cai? Quais são os assuntos mais recorrentes? Provavelmente, muita gente não sabe sequer decifrar as questões da prova. Apesar disso, estudar essa matéria é bem mais fácil do que parece! Afinal, pra começar, você só precisa estudar Cinemática.

A partir do entendimento da Cinemática, que é a base da Mecânica, você vai começar a entender e se apaixonar por Física. Um biólogo, por exemplo, quando quer estudar uma nova espécie animal, começa descrevendo-a, utilizando figuras e textos escritos. A partir daí é que ele vai começar a buscar suas relações com outras espécies, seus hábitos, a forma como se reproduzem. Da mesma forma, acontece a Mecânica. Para estudar um movimento, você começa descrevendo-o. Pra conseguir fazer isso, você vai utilizar um conjunto de métodos que agrupados recebem o nome de Cinemática.

Na cinemática, nós não nos preocupamos com as causas dos movimentos. Essa abordagem você vai aprender mais pra frente, nas Leis de Newton, que estudam a dinâmica. Quando o assunto é o básico da Física, temos que aprender a observar corpos em movimento e em repouso. Precisamos observar também sua posição a partir de um referencial e sua trajetória. Além disso, você terá que aprender a calcular velocidade média, relativa e instantânea, além de trabalhar gráficos de MRU, mas não precisa se desesperar.

MRU PARA QUEM NÃO ENTENDE NADA DE FÍSICA

O movimento relitíneo uniforme, conhecido como MRU, é o movimento mais simples que pode existir. Nele, não há diferença entre velocidade média e a instantânea. A única grandeza que varia com o tempo é a posição. Assim, estudar o MRU de um corpo se resumo a estudar a variação da posição desse corpo com o tempo.

Para entender esse e todos os outros conceitos importantes de cinemática, você precisa fazer o curso Física do Zero com o professor Jaques Braga. É 100% online e 100% gratuito. Antes de mais nada, tenha em mente que, quanto mais você dominar o básico da Física, melhor será o seu desempenho nas demais questões. Desse modo, você vai começar a conseguir decifrar enunciados e avançar seguro para temas mais complexos da Física.

Gostou desse artigo, comente aí embaixo e descreva suas principais dificuldades com a Física. Quem sabe não podemos te ajudar?

Fechar Menu

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e dicas publicadas aqui no Blog.