Prova de Física do Enem: os 6 temas que mais caem

Se você está estudando para o Enem refazendo as provas dos anos anteriores, já deve ter percebido que alguns temas se repetem ao longo dos anos. Se não é o seu caso, confie em quem estuda o Enem desde que ele foi adotado como porta de entrada das universidades de todo o Brasil: alguns temas são, sim, mais recorrentes. Para ser mais preciso, existem 6 temas que mais caem na prova de física do Enem.

Como são as questões da prova de Física do Enem

Caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que contem a prova de Física do Enem
Caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Antes de entrar na lista de temas que mais caem na prova de física do Enem, é preciso explicar como são as questões de Física. A disciplina está dentro do caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que engloba também as questões de química e biologia. Ao todo, são 45 questões – em média, 15 para cada disciplina. As questões são longas, trazem uma contextualização do problema central e exigem muita atenção. Mais do que cálculo de grandezas, portanto, elas exigem que o estudante interprete situações, gráficos e tabelas, para entender o contexto do problema. Para ver como o perfil da prova de física do Enem mudou ao longo do tempo, clique aqui.

Dicas para não perder tempo:

1 – Sublinhe as informações mais importantes no enunciado. Isso vai te ajudar a escanear o texto e identificar rapidamente a resposta de questões mais simples.

2 –  Deixe as questões mais difíceis pro final. Porque se as mais complexas te tomarem muito tempo, sobrará pouco para você fazer as que tem mais probabilidade de acertar.

Agora, vamos aos 6 temas que mais caem na prova de Física do Enem:

1 – Energia: transformações e conservação, trabalho e potência

Sei que você deve estar cansado de ouvir a célebre frase de Lavoisier, de que “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. É bom que se lembre mesmo dela, pois na natureza é isso que acontece com a energia: ela não pode ser criada nem extinta, apenas transformada. Por isso, você precisa compreender bem as transformações de energia mecânica, elétrica e térmica. Lembre-se de contextualizar a matéria no seu cotidiano: esse tipo de questão é muito comum. No caso do chuveiro, por exemplo, a energia elétrica é transformada em energia térmica.

Da mesma forma, é importante que você domine os conceitos e as fórmulas de trabalho, potência mecânica e conservação de energia, porque esses são alguns dos temas que mais caem no Enem.

 

2 –  Mecânica: estudo dos movimentos e aplicação das leis de Newton

Em Mecânica, estudamos movimentos. Como essa área de estudo é muito ampla, Jaques recomenda que você dê atenção principalmente aos movimentos e às aplicações das Leis de Newton. São 3 leis que fundamentam a Mecânica Clássica e explicam a dinâmica de movimento dos corpos: Lei da Inércia, Lei da Superposição de Forças e Lei da Ação e Reação.

 

3 – Eletricidade: Circuitos, potência consumida e energia elétrica

Contextualização e aplicação prática da Física no cotidiano dão o tom da prova. Por isso, há grandes chances de cair circuitos elétricos residenciais, então não deixe de estudá-los! Um conceito importante dentro desse tema é a potência consumida. Ela corresponde à rapidez com que a energia elétrica é transformada em outra forma de energia. Também revise tensão elétrica e corrente elétrica, importantes para o cálculo  da potência.

 

4 – Ondulatória: equação fundamental, fenômenos ondulatórios, ondas sonoras

Ondulatória é a parte da Física que estuda as características e movimentos das ondas. A fim de ir bem no Enem, você precisa dominar os fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, interferência, difração, ressonância, polarização e efeito doppler. Em seguida, revise a equação fundamental da ondulatória, que determina a velocidade de propagação de uma onda. Finalmente, não se esqueça de estudar as ondas sonoras – altura, timbre, intensidade, velocidade e reflexão.

 

5 – Termologia: Calorimetria e leis da termodinâmica

Em termologia, estudamos como se dão as trocas de energia térmica entre os corpos. A essa energia em trânsito, damos o nome de calor. É importante dominar fenômenos como temperatura, capacidade térmica, pressão e mudança de estado físico. Não se esqueça dos tipos de calor e tudo que os envolve: trocas, fluxos e propagação. Da mesma forma, revise as 2 leis da termodinâmica, a fim de garantir que irá bem na prova de Física do Enem.

6 – Óptica: fundamentos da óptica geométrica, lentes e espelhos, reflexão, refração e difração

Óptica é o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Revise e resolva questões relacionadas a refração, reflexão, difração, dispersão e formação de imagens em espelhos e lentes. Logo depois, revise a interação entre a luz e os objetos e os diversos instrumentos ópticos. Tenha certeza de que tem os conceitos na ponta da língua, pois eles são fundamentais para entender esses fenômenos.

Agora que você já sabe os 6 temas que mais caem na prova de Física do Enem, mãos à obra! Se organize, faça cronograma de estudos e passe por todos os tópicos, revisando conceitos e resolvendo questões. Para garantir que não vai deixar nada de lado, faça o semiextensivo do Jaques. Só ele te dá um planner com conteúdos distribuídos por semana. Bons estudos!

Fechar Menu