Como estudar Física para o Enem em 7 passos

A Física é uma disciplina temida por muitos alunos e considerada, por vezes, a vilã do ensino médio. Suas fórmulas assustam os estudantes e os levam a pensar que a matéria se resume a isso: cálculos, apenas. 

via GIPHY

Mas, se engana, quem pensa assim! Nesse post, você aprenderá como estudar Física para o Enem em 7 passos, vamos lá?

1 – Comece pelo básico

Pode parecer óbvio, mas muitos se assustam com a complexidade aparente da disciplina e já tentam absorver fórmulas e cálculos. Por isso, é importante construir o conhecimento sem pular etapas e, o mais importante: não fique com dúvidas. Pergunte ao professor, ou monitor, porque dúvidas não sanadas podem ser um problema no futuro.

Em segundo lugar, crie hábito de estudar um pouco todos os dias. Isso porque é mais fácil absorver o conteúdo que está sempre sendo revisitado do que o que você vê de forma exaustiva de uma única vez. Em outras palavras: muita informação de uma só vez não vai rolar.

via GIPHY

Em terceiro lugar, memorize as fórmulas importantes, mas tomando o cuidado de compreender o seu sentido e aplicações. Lembre-se: a Física é uma ciência da natureza que explica os fenômenos nela existentes, não um amontoado de números. 

2 – Pratique fazendo exercícios

Exercícios de física

Exercícios de Física, espertinho, não os exercícios físicos 😉 . A prova de Física do Enem te cobra não só o entendimento, mas a aplicação da Física no dia a dia. Por isso, é importante que você entenda os conceitos e como aplicá-los. E para isso, é preciso fazer exercícios!

De preferência, refaça questões da prova de Física do Enem de anos anteriores.

3 – Identifique o tema da questão antes de tentar resolvê-la

Antes de mais nada, tente identificar a matéria à qual se refere o exercício. Não comece a resolver a questão sem entender sobre o que ela se trata. Logo depois, organize as informações fornecidas pelo enunciado. Ele geralmente conduz o aluno a relacionar a matéria com o contexto da questão.

4 – Circule informações importantes

Circule as informações importantes que o enunciado traz. Em seguida, anote os números e o que eles significam na sopa de letrinhas das fórmulas. Ao fazer isso, você identificará mais facilmente as fórmulas de que precisa e a qual fator corresponde qual número.

Enfim, desenhe os corpos e os vetores de força do movimento. Ainda que você ache a questão fácil, é importante desenhar, porque ilustrar a situação ajuda em seu entendimento.

5 – Tente entender o sentido das fórmulas

Decoreba não funciona! E não é papo de professor, não. Pense que as questões de Física do Enem exigirão, primeiramente, que você leia a descrição de uma situação cotidiana e identifique a matéria à qual ela está relacionada. Depois, você precisa identificar as grandezas mencionadas no texto e como elas estão relacionadas ao problema a ser resolvido. Em outras palavras: você precisa compreender o problema para identificar como resolvê-lo. De que valem as fórmulas, nessa situação, se você não entendê-las?

Tente entender o sentido das fórmulas.

Por isso, dedique-se a compreendê-las. Se for preciso, anote-as sem abreviações, para visualizá-las de forma mais ‘amigável’. Talvez você precise, ainda, recorrer às suas anotações ou assistir uma aula novamente. Mas essa aparente ‘perda’ de tempo te fará ganhar minutos preciosos durante a prova de Física do Enem.

6 – Relacione o conceito ao seu cotidiano

À essa altura, não é preciso explicar porque você precisa relacionar as matérias que estuda na Física ao seu cotidiano, né? Mas, supondo que você caiu de pára-quedas neste tópico, é o seguinte: todas as situações da prova de Física do Enem descrevem situações do nosso dia à dia.

Garfield justifica sua preguiça utilizando a Lei da Inércia, segundo a qual um corpo em repouso tende a permanecer em repouso.

Então, que tal praticar esse exercício de entender o que acontece à sua volta? Entenda porque é tão difícil levantar-se da cama de manhã – alô 1ª Lei de Newton!, ou como seu chuveiro funciona. Se for preciso, pergunte ao seu professor o porquê de situações que você não compreende no dia a dia. Só para exemplificar, você sabe porque passarinhos pousam em fios e não são eletrocutados? Ou, ainda, por que as pessoas boiam no Mar Morto?

Deixe um comentário aqui embaixo explicando o porquê dessas e outras situações curiosas que a Física explica.

7 – Utilize as ferramentas do Física Online

O que não falta, no curso semiextensivo de Física do Jaques, são ferramentas para te ajudar a estudar Física para o Enem! Você recebe um plano de estudos, que já distribui as matérias em semanas e, assim, não deixa nenhum conteúdo pra trás. E as inúmeras dúvidas que surgem quando fazemos exercícios, você pode solucionar na monitoria! Não perca tempo, matricule-se no curso. 

 

Fechar Menu

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e dicas publicadas aqui no Blog.