8 filmes sobre Física para aprender se divertindo

Já falamos aqui no blog, no post de Como estudar Física para o Enem, sobre a importância de relacionar a matéria ao seu cotidiano. O universo é regido por várias leis da Física e tudo que fazemos envolve algum conceito da disciplina. Apesar disso, ela pode ser uma matéria aparentemente abstrata e complexa para quem só a estuda por livros e materiais didáticos. Por isso, e por acreditar que se aprende mais facilmente quando tem diversão envolvida, trazemos aqui uma lista de 10 filmes sobre Física para você aprender se divertindo!

A teoria de tudo

A teoria de tudo

O 1º filme desta lista é um blockbuster bem conhecido e famoso por diversos motivos. Primeiro, porque ele é um filme biográfico que conta a história do físico mais célebre da contemporaneidade: Stephen Hawking. E segundo, porque seu protagonista é Eddie Redmayne! O ator ganhou o Oscar de melhor ator (e mais outros 3 prêmios) pelo papel e fez vários filmes famosos.

O enredo aborda as descobertas científicas de Hawking, seu casamento e a descoberta de sua doença – a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Algumas teorias são apresentadas na obra. Por exemplo, a Teoria do Peixe no Aquário Redondo e a Teoria de Tudo, que dá nome ao filme. A melhor parte é que ele está disponível na Netflix! 

Ágora

ágora - filmes sobre física

Ágora é uma narrativa sobre Hipátia, uma filósofa, astrônoma e física que viveu em Alexandria no século IV. Numa época em que às mulheres não era permitido trabalhar, Hipátia revolucionou não só ao fazê-lo, como também por lecionar para homens. Além disso, ela foi a responsável por importantes descobertas e teorias. Uma delas é o hidrômetro, hoje utilizado para medir o consumo de água e essencial para se calcular densidade e volume de líquidos. Quem interpreta a protagonista é a mais que conhecida Rachel Weisz. Se você gosta de filmes dublados, pode assistir Ágora pelo Youtube.

Apollo 13

“Houston, we have a problem”. Se você nunca ouviu essa frase provavelmente passou a vida em uma caverna!

Uma das frases mais famosas do cinema vem desse filme! Ele retrata a história de 3 astronautas que vão para a Lua e sobrevivem à explosão do tanque de oxigênio da nave espacial. A partir daí, eles precisam usar seus conhecimentos de física e ciência geral para retornar à Terra. Isso rende ao telespectador uma preciosa aula sobre som, temperatura e movimento de corpos e objetos. O filme é baseado na história real do Projeto Apollo.

apollo 13 filmes sobre física

Interestelar

Dirigido por Cristopher Nolan, este filme foi sucesso de bilheteria! Ele mostra a viagem intergaláctica de uma equipe de astronautas através de um buraco de minhoca espacial. Já deu pra perceber que é pura astrofísica, né? (Eu sei que você está googlando ‘buraco de minhoca espacial’ agora)

Por hora, só te conto que ele foi descoberto por Einstein e Rosen em 1935. No final desse túnel, eles encontram um sistema de planetas que giram em torno de um buraco negro. O filme exigiu que o diretor Jonathan Nolan (Sim, irmão do Cristopher Nolan, do Interestelar) fizesse um curso de física relativística. Pra não dizer que sou mau, neste link você pode ver a explicação dos fenômenos contidos no filme. 

interestelar filme sobre física

Isaac Newton – o último mágico

Este documentário produzido pela BBC retrata a vida de um dos maiores físicos do mundo, sir Isaac Newton, e como ele chegou a importantes formulações, como a Lei da Gravitação Universal e às 3 leis de Newton – que envolvem aceleração, inércia e força. O filme também mostra seu lado astrônomo, responsável pela criação do telescópio que utilizamos até hoje – e ele morreu há 292 anos. Além disso, também podemos conhecer seu lado alquimista e ocultista, inclusive em vários documentos escritos à mão pelo próprio.

isaac newton o ultimo mago filmes sobre física

Particle Fever

Assim como o filme anterior, este também é um documentário. Mas ao contrário daquele, este trata de um tema ultra contemporâneo: ele cumpre a difícil missão de explicar o funcionamento do acelerador de particulas LHC (Large Hadron Collider). O diretor Mark Levinson visitou o Cern, centro de pesquisa que abriga o LHC, diversas vezes entre 2007 e 2012, quando os cientistas encontraram o Bóson de Higgs. Particle Fever acompanhou a vida de 6 deles teorizando, discutindo, jogando tênis de mesa, etc. Vale destacar que o diretor, além de cineasta, é também doutor em Física. Ou seja, um filmaço! Para ler uma entrevista com o diretor, clique aqui.

particle fever

Perdido em Marte

Provavelmente você já ouviu falar deste filme, pois ele é um blockbuster dirigido por Ridley Scott e estrelado por Matt Damon. Ele interpreta o astronauta Mark Watney, que fica abandonado em Marte ao ser dado como morto após uma tempestade de poeira. No entanto, ele sobrevive e possui poucos recursos para manter sua vida e precisa descobrir como voltar pra casa. A produção contou com consultores da Nasa para representar Marte e uma missão espacial fielmente. O filme, inclusive, é uma emulação de futuras missões que ela pretende executar. E assim como todos os filmes que a retratam, este teve que ser autorizado pela agência espacial.

perdido em marte

E aí, curtiu a lista de indicações de filmes sobre Física? Quando assistir algum(ns), volte aqui para comentar o que achou! Boa sessão 😉

Fechar Menu