Por que fazer simulado do Enem?

por que fazer simulado do enem

A rotina de quem estuda para o Enem é dividida em várias etapas: estudo de conceitos e teorias, treino com exercícios, revisão de conteúdos, e repete tudo de novo. Contudo, mesmo seguindo à risca, algumas pessoas ainda se sentem inseguras e ansiosas com a prova. A impressão é de que, por mais que se estude, o Enem parece algo distante e muito diferente da rotina de estudos. É aí que entra o simulado do Enem: ele é muito importante para que você se acostume à pressão, ao tempo apertado, ao tipo de questões…

Pra provar que isso não é papo de professor, mostramos aqui por a + b como o simulado do Enem pode te ajudar a ficar mais preparado e confiante para a prova:

5 motivos para fazer simulado do Enem:

 

1 – Aprender a lidar com o tempo 

Por mais que você faça exercícios ao fim de cada matéria e ouça seu professor falar diversas vezes sobre o tempo de prova, você não sabe fazer a gestão do tempo. Essa habilidade só é adquirida quando você coloca o cronômetro para rodar e só para de resolver questões quando ele zera.

No 1º dia de Enem, a redação não pode te consumir mais que 1h30 de prova. Do contrário, você não conseguirá resolver todas as questões de Ciências Humanas no tempo restante. Embora não exijam que o aluno faça cálculos, elas trazem textos grandes que exigem muita interpretação.

Do mesmo modo, é preciso ficar atento ao tempo no 2º dia. Faça a prova de matemática em até 2h30, para que você tenha tempo de resolver todas as questões de Ciências da Natureza. Não existe outra forma de treinar seu tempo de prova, se não fazendo simulados cronometrados.

2 – Se habituar ao tipo de prova

O Enem possui um perfil específico de prova, que será diferente de qualquer outra. Para ir bem na prova, é preciso conhecer esse perfil. E para isso o simulado do Enem é uma mão na roda! Ele faz com que você conheça o estilo das questões, quais assuntos são mais cobrados, a linguagem que ele utiliza, os formatos possíveis de questões.

Ainda que você faça exercícios ao fim de cada revisão, não é a mesma coisa. Porque no dia da prova, questões de diferentes matérias estarão lado a lado e você não poderá escolher qual é o conteúdo da vez.

3 – Testar estratégias de prova

Os simulados também fazem com que saibamos antecipadamente qual é a melhor estratégia para fazer o Enem. Depois de treinar por eles, você saberá se é melhor começar por Ciências da Natureza ou Matemática, por exemplo. Às vezes você é rápido, mas desatento; ou super atento, e um pouco lento. E só é possível descobrir qual é o seu caso e se você está preparado, fazendo simulado do Enem.

 4 – Lidar com pressão e reduzir a ansiedade

Além de dominar o conteúdo e saber controlar o tempo, é preciso ter preparo psicológico para fazer o Enem. Sem dúvida, uma prova com tantas questões, tempo curto e cujo resultado significa tanto para quem faz, a pressão é natural. Por isso, é preciso se familiarizar com ela.

Panic Anxiety GIF from Tbbt GIFs

Por fim, ao ter trazido a realidade da prova à sua rotina, você terá controlado uma série de variáveis que impactam o seu desempenho. Você terá: treinado o tempo médio que precisa para concluir a prova, conhecido o estilo das questões e não será pego de surpresa e identificou a estratégia para responder a prova. Por consequência, se sentirá mais confiante e seguro de sua capacidade, e isso te deixará menos ansioso e preocupado 😉

5 – Se autoavaliar e montar um plano de ação

Os simulados permitem que você teste seus conhecimentos de forma integral, verifique seu grau de aprendizagem e identifique os conteúdos em que tem mais dificuldade. Eles te possibilitam fazer uma autoavaliação: em quais matérias tenho mais dificuldade? No que preciso melhorar? Meu rendimento é satisfatório? Eu estaria classificado para o curso que eu quero? A partir dessas respostas, será possível direcionar seus esforços exatamente para o que for necessário, otimizando seu tempo.

Como faço simulado do Enem?

Agora que você já sabe os benefícios do simulado, bora se planejar pra fazer um? Preparamos pra você uma overdose de Física com 30 questões, basta clicar no botão aqui embaixo. A melhor parte é que a correção será feita em vídeo e você receberá por e-mail! É só se inscrever aqui no botão 😉

 

Me leve pra Overdose de Física

Fechar Menu

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e dicas publicadas aqui no Blog.