fbpx

EsPCEx, EEAR e AFA: como estudar física para as provas militares

física para provas militares

Para quem quer ingressar na carreira militar, a corrida em direção à aprovação nos processos seletivos já começou. Estudantes com ensino médio completo começam a intensificar os estudos para provas militares como a EsPCEx e a EEAR, e outros já aproveitam para estudar para a AFA

As provas militares têm fama de serem bem difíceis. Aliás, candidatos consideraram a física da AFA uma das maiores dificuldades da prova realizada em junho de 2019, como mostra esta reportagem. Então, mais uma vez é importante reforçar o que sempre dizemos aqui, no Física Online: estudar para gabaritar em física é uma vantagem e tanto sobre os outros candidatos.

Nesse blogpost, vamos dar uma visão geral de cada prova e algumas dicas do professor Jaques para quem precisa se dedicar aos estudos de física para as provas militares.

Como é prova da EsPCEx?

Para entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), o candidato precisa passar por duas etapas: o exame intelectual e a prova de aptidão física. O exame intelectual consiste em duas provas, realizadas em um único fim de semana, sempre no mês de setembro,

A primeira prova é aplicada no sábado e tem 20 questões de português, 12 de física e 12 de química, além da redação. Já no domingo, são aplicadas as provas de matemática (20 questões), geografia (12), história (12) e inglês (12). Ambas as aplicações têm duração de 4h30.

Além disso, é necessário passar por inspeção de saúde, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

Depois, vem a prova de aptidão física, que pede ao candidato:

  • Corrida de 12 minutos
  • Flexão de Braços sobre o solo
  • Abdominal Supra
  • Flexão de braços na Barra Fixa

Como é a prova da EEAR?

Quem vai prestar o concurso EEAR para fazer parte do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica passa por um processo parecido com o do EsPCEx. Além do exame intelectual, existe a inspeção de saúde, teste de aptidão psicológica, avaliação do condicionamento físico e uma prova prática da especialidade.

O exame intelectual, ou prova escrita, acontece em meados de abril. É uma prova objetiva que contempla quatro áreas do conhecimento: português, inglês, matemática e física.

Como é prova da AFA?

Na Academia da Força Aérea, o processo seletivo também é similar. Primeiramente, é aplicado o exame intelectual que, neste caso, é uma prova dissertativa. Há questões de matemática, física, português e inglês. Além disso, o candidato terá que fazer uma redação do tipo dissertativa-argumentativa.

A etapa seguinte é a inspeção médica, seguida da avaliação psicológica. Então, o candidato passa por avaliação do condicionamento físico. Por fim, há a validação dos documentos.

O processo seletivo da AFA também inclui teste de aptidão específica, mas só para quem deseja ingressar na FAB (Força Aérea Brasileira). Neste caso, será necessário realizar um teste de pilotagem militar.

Qual o nível de dificuldade da física em provas militares?

Se pararmos para analisar o histórico de provas de física da EsPCEx, EEAR e AFA, podemos perceber que o nível da prova fica no médio, tendendo para o difícil. Isso quer dizer que a pessoa que deseja ser aprovada em um concurso assim precisa ter um bom nível de física.

Normalmente, pegando a EsPCEx como exemplo, metade das questões costumam ter um nível mais fácil, enquanto a outra metade exige mais do candidato, sendo considerada difícil. Ou seja, seis questões mais tranquilas, e outras seis mais puxadas. 

O que mais cai em física nas provas militares?

São provas que fazem um bom apanhado de todo o conteúdo de física do ensino médio. As questões costumam abordar de cinemática ao magnetismo. 

Como dissemos, as provas costumam equilibrar questões mais fáceis e mais difíceis. Assim, na metade difícil da prova, você pode esperar ver os conteúdos que quase todo aluno tem dificuldade. Por exemplo, movimento harmônico simples, plano inclinado e momento da força. 

Portanto, mais uma vez, é fundamental que o candidato esteja bem preparado e que dê foco a essa matéria, para aumentar suas chances de aprovação.

Como estudar física para a EsPCEx, EEAR e AFA?

A dica do professor Jaques é começar pelo básico, especialmente nas provas que irão acontecer mais perto do fim do ano, como a EsPCEx. Isso porque há mais tempo para o aluno se preparar, abandonando de vez aquela ideia de “física é o meu fraco”. Física pode ser o seu forte, se você se dedicar bastante.

O Física do Zero para Militares é o curso ideal para esse momento. São dezenas de videoaulas completíssimas, explicando toda a matéria que mais cai nesse tipo de prova.

À medida que a prova vai chegando, o melhor é focar em revisão e prática. Além disso, para quem já está muito seguro de seu conhecimento em física, resolver provas anteriores e revisar conteúdo direcionado pode ser o melhor jeito de se preparar.

O física online tem pacotes de revisão para os processos que citamos aqui:

Esperamos que este material te ajude a alcançar os seus objetivos. Bons estudos e, se quiser mais informações, entre em contato com a gente!

Fechar Menu

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e dicas publicadas aqui no Blog.