Já falamos aqui no blog, no post de Como estudar Física para o Enem, sobre a importância de relacionar a matéria ao seu cotidiano. O universo é regido por várias leis da Física e tudo que fazemos envolve algum conceito da disciplina. Apesar disso, ela pode ser uma matéria aparentemente abstrata e complexa para quem só a estuda por livros e materiais didáticos. Por isso, e por acreditar que se aprende mais facilmente quando tem diversão envolvida, trazemos aqui uma lista de 10 filmes sobre Física para você aprender se divertindo!
A teoria de tudo
O 1º filme desta lista é um sucesso de bilheteira bem conhecido e famoso por diversos motivos. Primeiro, porque ele é um filme biográfico que conta a história do físico mais célebre da contemporaneidade: Stephen Hawking. E segundo, por seu protagonista ser Eddie Redmayne! O ator ganhou o Oscar de melhor ator (e mais outros 3 prêmios) pelo papel e fez vários filmes famosos.
O enredo aborda as descobertas científicas de Hawking, seu casamento e a descoberta de sua doença – a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Algumas teorias são apresentadas na obra. Por exemplo, a Teoria do Peixe no Aquário Redondo e a Teoria de Tudo, que dá nome ao filme. A melhor parte é que ele está disponível na Netflix!
Ágora
Ágora é uma narrativa sobre Hipátia, uma filósofa, astrônoma e física que viveu em Alexandria no século IV. Numa época em que às mulheres não era permitido trabalhar, Hipátia revolucionou não só ao fazê-lo, como também por lecionar para homens. Além disso, ela foi a responsável por importantes descobertas e teorias. Uma delas é o hidrômetro, hoje utilizado para medir o consumo de água e essencial para se calcular densidade e volume de líquidos. Quem interpreta a protagonista é a mais que conhecida Rachel Weisz. Se você gosta de filmes dublados, pode assistir Ágora pelo Youtube.
Apollo 13
“Houston, we have a problem”. Se você nunca ouviu essa frase, provavelmente passou a vida em uma caverna!
Hello Hi GIF from Hello GIFs
Uma das frases mais famosas do cinema vem desse filme! Ele retrata a história de 3 astronautas que vão para a Lua e sobrevivem à explosão do tanque de oxigênio da nave espacial. A partir daí, eles precisam usar seus conhecimentos de física e ciência geral para retornar à Terra. Isso rende ao telespectador uma preciosa aula sobre som, temperatura e movimento de corpos e objetos. O filme é baseado na história real do Projeto Apollo.
Interestelar
Dirigido por Cristopher Nolan, este filme foi sucesso de bilheteria! Ele mostra a viagem intergaláctica de uma equipe de astronautas através de um buraco de minhoca espacial. Já deu pra perceber que é pura astrofísica, né? (Eu sei que você está googlando ‘buraco de minhoca espacial’ agora)
Typing Laptop GIF from Typing GIFs
Por hora, só te conto que ele foi descoberto por Einstein e Rosen em 1935. No final desse túnel, eles encontram um sistema de planetas que giram em torno de um buraco negro. O filme exigiu que o diretor Jonathan Nolan (Sim, irmão do Cristopher Nolan, do Interestelar) fizesse um curso de física relativística. Pra não dizer que sou mau, neste link você pode ver a explicação dos fenômenos contidos no filme.
Isaac Newton – o último mágico
Este documentário produzido pela BBC retrata a vida de um dos maiores físicos do mundo, sir Isaac Newton, e como ele chegou a importantes formulações, como a Lei da Gravitação Universal e às 3 leis de Newton – que envolvem aceleração, inércia e força. O filme também mostra seu lado astrônomo, responsável pela criação do telescópio que utilizamos até hoje – e ele morreu há 292 anos. Além disso, também podemos conhecer seu lado alquimista e ocultista, inclusive em vários documentos escritos à mão pelo próprio.
Particle Fever
Assim como o filme anterior, este também é um documentário. Mas ao contrário daquele, este trata de um tema ultra contemporâneo: ele cumpre a difícil missão de explicar o funcionamento do acelerador de particulas LHC (Large Hadron Collider). O diretor Mark Levinson visitou o Cern, centro de pesquisa que abriga o LHC, diversas vezes entre 2007 e 2012, quando os cientistas encontraram o Bóson de Higgs. Particle Fever acompanhou a vida de 6 deles teorizando, discutindo, jogando tênis de mesa, etc. Vale destacar que o diretor, além de cineasta, é também doutor em Física. Ou seja, um filmaço! Para ler uma entrevista com o diretor, clique aqui.
Perdido em Marte
Provavelmente você já ouviu falar deste filme, pois ele é um blockbuster dirigido por Ridley Scott e estrelado por Matt Damon. Ele interpreta o astronauta Mark Watney, que fica abandonado em Marte ao ser dado como morto após uma tempestade de poeira. No entanto, ele sobrevive e possui poucos recursos para manter sua vida e precisa descobrir como voltar pra casa. A produção contou com consultores da Nasa para representar Marte e uma missão espacial fielmente. O filme, inclusive, é uma emulação de futuras missões que ela pretende executar. E assim como todos os filmes que a retratam, este teve que ser autorizado pela agência espacial.
E aí, curtiu a lista de indicações de filmes sobre Física? Quando assistir algum(ns), volte aqui para comentar o que achou! Boa sessão 😉